domingo, 19 de maio de 2013

Sobre fobias e homens (Alexis Nehemy)

Alexis Nehemy
Sobre fobias e homens.

A homofobia (como outras fobias) é, antes de tudo, um medo. Medo da forma do outro (e até de si mesmo) pensar, agir, ser. Como outras fobias sociais. É patológico. É medo. É pré-conceito. É desespero.
O medo e o preconceito podem levar (e que é o caso das principais discussões sobre o assunto) ao desrespeito, à intolerância, à hostilidade, a repulsa, à violência.
A hostilidade e a violência para tolher a liberdade. A liberdade do outro.
A repulsa e a intolerância podem ser inclusive contra si mesmo. Tolhe a própria liberdade de ser.
Pessoas mais sensatas buscam aprender sobre o que tem medo até que ele não exista mais. Pessoas menos sensatas buscam destruir aquilo que causa medo.
Podemos aceitar que cada um se prive do que quiser, até da liberdade de ser. Mas privar ou ir contra a liberdade do outro é inaceitável.
Como é esse assunto que estamos discutindo, discutamo-lo. Mas pra mim o buraco é mais embaixo.
A única pessoa que pode (de ter poder mesmo) me obrigar a ser de uma forma ou de outra sou eu e eu só.
“Sou livre para ser e estar, no tempo e no espaço, da maneira que eu bem entender.Desde que, é claro, essa maneira não prive o outro da própria liberdade.”
Viva a sociedade alternativa!
Anarquia Oi Oi!

Alexis Nehemy - colaborador artístico do Transitório 35 - Todo dia é Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário