terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Por que Magritte?

Transitório 35 - The Son Of Man
Por que Magritte?

O pintor belga surrealista René Magritte foi grande inspirador para a criação desta peça, que ganhou o nome devido a sua obra onde vemos um cachimbo pintado e o concreto lembrete de que o que se vê não é o que parece ser. Surgiu assim "Ceci n’est pas une pipe {Este não é um cachimbo}”, onde o personagem central, o Homem, decide mudar seu sexo e deixar de ser um Homem para passar a ser uma Mulher. Através de um mergulho pelo surrealismo de Magritte, esta peça dialoga com as Artes Visuais em busca de uma contemporaneidade fracionada e ao mesmo tempo, busca uma vivência real na vida da pessoa que pretende mudar seu sexo, mediante um tratamento, sofrendo com isso alterações de ordem social e psicológica.

Como forma de diálogo com as obras surrealistas de Magritte, “A traição das imagens” (1928/1929); “Tentando o Impossível” (1928); “Dias Gigantescos” (1928) e “Golconda” (1953) foi pesquisada uma série de reportagens e estudos no campo das cirurgias de transgenitalização. O contato com esse material de pesquisa permitiu aprofundar no entendimento deste assunto, tão delicado e profundamente minucioso, que ainda sofre diversos questionamentos.

Com fortes referências estéticas para o trabalho, Magritte vem como contraponto para uma visão da contemporaneidade, analisando um ponto de vista sobre a posição do transgênero na sociedade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário